Começe aqui então.Mapear para o half-life pode ser simples ou complexo, tudo vai depender de suas metas e ambições. Um mapa como o fy_iceworld (Counter-Strike) pode ser facilmente construido em uma semana de trabalho pois é simples, requer poucas habilidades e pode-se usar recursos do próprio jogo (texturas, sons, modelos etc) facilitando o aprendizado de um iniciante. Agora, vejamos, um mapa no calibre do cs_rio (novamente Counter-Strike) necessita de muita experiência com o assunto, não só com
level design, mas habilidades de
Game Design como um editor de imagens, criador de modelos 3D, sonoplastia, e uma cabeça cheia de idéias para criar um mapa que
funcione e seja
divertido. Tudo isso conta muito na qualidade desse tipo de mapa e infelizmente toma muito tempo na hora de desenvolve-lo. Talvez seja necessário meses, um semestre ou até um ano.
Não quero assuta-lo, mas, é necessário entender que fazer mapas não é tão simples. Não pense que você vai criar um super mapa de um dia para o outro, você vai necessitar de muito esforço pela sua parte e da ajuda de outros que já sabem fazer aquilo que você ainda não faz.
Portanto, começe pelo básico. Os tutoriais do Mataleone (criador da cs_rio) são excelentes para isso, apenas
clique aqui e começe a explorar esse mundo. Não se preocupe, eu também já fui assim, e garanto que você vai passar por tantas dificuldades quanto eu.
Após aprender essa montoeira de tutoriais (ou pelo menos boa parte deles), crie algum mapa simples, uma arena para o Half-Life? Não seria um mau começo. Passe a pesqueisar por mais tutoriais, aqui mesmo no fórum reunimos uma coletânia deles.
Vá evoluindo, com o tempo você terá muita habilidade para criar mapas muito bonitos e que realmente funcionam. Teste os seus mapas com seus amigos, mesmo que ele seja ruim, vai ser divertido jogar com eles (afinal, você que o projetou!), você vai encontrar muito mais
bug's do que jogando sozinho e vai ter alguêm para dar uma segunda opinião.
O que posso dizer a mais? Divirta-se. Faça mapas enquanto achar divertido fazer, algo como um hobby talvez!
OBS: caso algum arquivo esteja fora do ar no site do Mataleone, há um tópico com todas eles e atualmente mais atualizados, aqui