MegaMan Billy Oposto H&K 416 Dead_Lab Afta's Sketchbook Lil'Chew-Chew CTF_Aerospace LIghtmaps - Escala x Resolução
* Login   * Register * Labs   * FAQ    * Search

All times are UTC - 3 hours

Post new topic Reply to topic  [ 5 posts ] 
Author Message
 Post subject: [Manual] Stencil
PostPosted: 25 Jul 2007, 17:55 

Software: Photoshop
Nível: Médio
Descrição: Stencil é a técnica de fazer impressões em qualquer tipo de superfície usando-se moldes vazados. Este tutorial vai ensinar todas as etapas de criação, desde a preparação do modelo à aplicação do mesmo.
Autor: Mortar

Material
Você precisará de:
Pincel, estilete, tinta (nesse caso de tecido), fita crepe.
Image

Uma camiseta sem estampa, a é cor de sua preferência.
Image

Uma mesa ou suporte de vidro, que não risque com a lamina do estilete.
Image

Uma impressora
Image

Uma chapa de Raio-X ou tranparencia
Image

E uma imagem para fazer o stencil, claro (usei esta do Salvador Dali).
Image

Preparação
Caso você tenha optado pela chapa de Raio-X (que pode conseguir em hospitais, é só pedir na sala de radiografia) provavelmente ela tem uma impressão, e com ela não será possível trabalhar, precisa-se tirar todo o pigmento usando água sanitária.
Image

A imagem tem de ser em preto e branco, não é escala de cinza, é preto e branco.
No photoshop, para fazer isso é só deixar a imagem em questão em tons de cinza apertando Ctrl + Shift + U, depois vá ao menu Image/Imagem > Adjustments/Ajustes > Brightness & Contrast/Brilho & Contraste e colocar o contraste no máximo, e ajustar o brilho conforme seu gosto.

Provavelmente sua imagem terá ilhas o que não pode acontecer num stencil, para eliminar essa ilhas é preciso fazer pontes, logo vocês entenderão vendo as imagens:
Image Image
As partes em branco que estavam isoladas eu liguei com as outras apagando pedaços nas partes em preto.

Se a imagem que você quer imprimir é grande, maior que uma folha A4, você tem 2 jeitos de faze-la ficar maior. O primeiro é separando cada metade da imagem em duas imagens separadas e imprimindo cada uma.
O outro jeito, é usando o programa AcePoster, ele faz isso para você, mas se não for registrado, em todas sua imagens impressas com ele terá a mensagem "Not Registered", o que eu não acho incomodo.
Você pode baixa-lo clicando aqui

Depois de impressa a imagem e limpa a chapa, você precisa grudar a folha no Raio-X, usando a fita crepe.
Image
Com o estilete, recorte a parte em preto da imagem, sobre um superfície lisa, como vidro, assim a lâmina do seu estilete levará mais tempo para perder o fio.
Image
Depois de tudo recortado é só passar para a camiseta. Lembre-se que você pode pintar aonde você quiser, como por exemplo o gabinete do seu PC.

Pintando

Grude o stencil sobre a superfície onde será aplicado, eu costumo usar fita crepe mesmo, mas alguns usam cola em spray, principalmente se for em uma parede.
Comece a pintar.
Image

Cuidado com os excessos senão seu trabalho pode ficar borrado, tinta muito diluida pode provocar isso também, então, extremo cuidado.

Depois de terminado deve ter ficado assim:
Image

Vocês podem notar que ja não existem as pontes, isso porque depois que terminei de usar o stencil, eu o tirei e pintei sobre as pontes.

Outros Trabalhos Feitos por Mim

Image

Image

Image

Image

Para os novatos que tiverem dificuldades em fazer suas próprias imagens, tem um site com várias prontas, ele é: http://72.29.83.164/~stencil/stencils.htm

:)

Profile  

Post subject: Re: Stencil
PostPosted: 01 Aug 2007, 18:53 

Vou tentar isso com uma mala minha... mas isso fica pra mais tarde :P

Só fico em dúvida o que usar... :P

Profile  

PostPosted: 02 Aug 2007, 00:24 

Que show. :shock:
Qualquer dia eu tento fazer uma coisa dessas... muito interessante mesmo.
Mas a tinta não sai fácil?

Profile  

PostPosted: 02 Aug 2007, 19:40 

_alX wrote:
Que show. :shock:
Qualquer dia eu tento fazer uma coisa dessas... muito interessante mesmo.
Mas a tinta não sai fácil?

Fiz minha primeira camiseta em 2005, a camiseta ta com a gola puxada, alguns pedaçoes furados, mas a estampa continua la =)

Profile  

Post subject: Re: [Manual] Stencil
PostPosted: 17 Aug 2007, 17:40 

acaba sendo semelhante a tecnicas usadas com airbrush, que inclusive eu importo pros meios digitais e uso muito, que é o esquema de trabalhar com mascaras, que acho escencial pra todo mundo que usa Photoshop saber como rola essa técnica na raça e como fazer isso no Photoshop, tanto usando a ferramenta de máscara quanto criando duas máscaras com "Paths" (vetores) e/ou ferramentas de seleção.

Profile  

Post new topic Reply to topic  [ 5 posts ] 

All times are UTC - 3 hours