Oi marcelo.
Se você já tem um conhecimento básico de lógica de programação e com a sintaxe do C (C# no caso), acho que é um bom começo para programação 3D. É recomendado um pouco de conhecimento de orientação a objetos, por mais que eu utilizei pouco ela no tutorial. O XNA difere um pouco de engine pronta (3D Game Studio por exemplo) pois você começa quase do zero. Quem monta toda a base gráfica do jogo continua sendo o programador, o XNA só facilita um pouco esse processo pois já deixa toda a parte de inicialização do DirectX pronta (e fazendo da melhor forma possível), o que garante que o seu jogo inicialize em praticamente toda máquina capaz de rodar o DX9.
Ele também conta com alguns templates para carregar formatos de arquivos conhecidos (texturas em DDS/JPG, TGA, modelos em .X, sons em WAV e por aí vai)
O meu tutorial é bem básico, só para dar o ponta pé inicial mesmo (fazendo uma analogia ao que o tutorial "Uma sala simples ao ar livre" do Mataleone foi para o CS1.6). Ele ensina como mover a câmera, mover objetos e carregar um modelo 3D texturizado, o que já é suficiente para fazer alguns joguinhos 3D simples.
Quanto ao XBox: sim, você pode programar o jogo no Windows e mudando apenas uma opção ele compila para o binário do XBox, sem precisar alterar absolutamente nada do código. Fantástico. Por sinal, deveria ter colocado isso no tutorial, obrigado por lembrar. Amanhã eu atualizo ele colocando essa informação. Você manda o jogo para o HD do XBox. Há, no entanto, uma diferença entre o jogo do Windows e do XBox: o do Windows você pode distribuir e comercializar, já para o XBox o EULA da Microsoft não permite a conexão com o XBox live e a distribuição do seu jogo por lá.
Se você não tem muito conhecimento de programação, existem alguns livros bem didáticos de C visando orientação a objetos. Eu particularmente recomendaria esse aqui:
http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 1214080161Ele é bem didático, baseado inteiro em exemplos e puxa bastante para o lado da orientação a objetos, que é importante saber quando se está trabalhando com programação gráfica.
Bom, acho que é isso

Abraços!
Fergo