[Tutorial] Programando jogos com o Microsoft XNA

Fórum para discussão sobre programação e desenvolvimento de jogos/mods. Utilize este fórum para recrutar membros para projetos não remunerados também.

[Tutorial] Programando jogos com o Microsoft XNA

Mensagempor Fergo » 18 Jan 2008, 15:25

Escrevi esse tutorial há um tempo atrás, quando estava me dedicando a utilização do XNA Game Studio da Microsoft. Como escrevi no PDF, evitei de usar informações e rotinas muito complexas, já que minha intenção era criar um guia prático, puxando mais para a parte prática do que para a teoria.

O tutorial ensina basicamente como trabalhar com o XNA, desde a criação do projeto. Cobre a parte de modelagem, texturização e renderização de sólidos tridimensionais, gometria espacial, criação de câmeras e transformações de objetos ( deslocamento, rotação, etc... ).
A linguagem utilizada no tutorial foi a mesma escolhida pela Microsoft, o C# ( C Sharp ), mas é possível usar qualquer outra linguagem .NET, basta alterar a sintaxe.

Também disponibilizei o código fonte e todos os arquivos que usei durante o tutorial ( link incluso no PDF ). Espero que gostem ( e me perdoem por ter sido um tanto quanto "superficial" nas definições que pus no guia, mas como disse, não queria deixar o leitor quebrando a cabeça para decifrar "postulados e colorários" e tornar um guia de baixo nível ).
C&C são bem vindas, claro

Link para download (~500KB ):
http://fergonez.net/files/guia_xna.pdf

[]s,
Fergo
Site pessoalwww.fergonez.net ● Voltado à programação, especialmente de baixo nível
Portfoliowww.fbirck.com ● Portfolio pessoal - mapas, desenhos, renders e programação de jogos digitais
ArtigosClique para acessar ● Artigos e tutoriais relacionados com informática
ProjetosClique para acessar ● Alguns projetos com os quais estive/estou envolvido
Fergo

Re: [Tutorial] Programando jogos com o Microsoft XNA

Mensagempor marcelodl » 14 Ago 2008, 21:43

Fergo, você aconselha alguém a começar programação 3d por esse XNA ?
Estou interessado, também gostaria de saber se há alguma versão (mesmo que beta) para se fazer um download no site da microsoft. Existe ?

-- Ah, outra coisa: Na primeira imagem do tutorial, dois ícones à direita do "Windows Game" tem o template "Xbox 360 Game". Esse sonho está ao alcance ? :lol:

:D Valeu Fergo.

(PS: Tutorial de ótima qualidade, mas como sou noob em programação, entendi o que você quis dizer (a parte da matemática/trigonometria em si) mas viajei total nos códigos :-" )
Marcelo Havok
marcelodl

Mensagempor Fergo » 15 Ago 2008, 00:07

Oi marcelo.
Se você já tem um conhecimento básico de lógica de programação e com a sintaxe do C (C# no caso), acho que é um bom começo para programação 3D. É recomendado um pouco de conhecimento de orientação a objetos, por mais que eu utilizei pouco ela no tutorial. O XNA difere um pouco de engine pronta (3D Game Studio por exemplo) pois você começa quase do zero. Quem monta toda a base gráfica do jogo continua sendo o programador, o XNA só facilita um pouco esse processo pois já deixa toda a parte de inicialização do DirectX pronta (e fazendo da melhor forma possível), o que garante que o seu jogo inicialize em praticamente toda máquina capaz de rodar o DX9.
Ele também conta com alguns templates para carregar formatos de arquivos conhecidos (texturas em DDS/JPG, TGA, modelos em .X, sons em WAV e por aí vai)

O meu tutorial é bem básico, só para dar o ponta pé inicial mesmo (fazendo uma analogia ao que o tutorial "Uma sala simples ao ar livre" do Mataleone foi para o CS1.6). Ele ensina como mover a câmera, mover objetos e carregar um modelo 3D texturizado, o que já é suficiente para fazer alguns joguinhos 3D simples.

Quanto ao XBox: sim, você pode programar o jogo no Windows e mudando apenas uma opção ele compila para o binário do XBox, sem precisar alterar absolutamente nada do código. Fantástico. Por sinal, deveria ter colocado isso no tutorial, obrigado por lembrar. Amanhã eu atualizo ele colocando essa informação. Você manda o jogo para o HD do XBox. Há, no entanto, uma diferença entre o jogo do Windows e do XBox: o do Windows você pode distribuir e comercializar, já para o XBox o EULA da Microsoft não permite a conexão com o XBox live e a distribuição do seu jogo por lá.

Se você não tem muito conhecimento de programação, existem alguns livros bem didáticos de C visando orientação a objetos. Eu particularmente recomendaria esse aqui:
http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 1214080161
Ele é bem didático, baseado inteiro em exemplos e puxa bastante para o lado da orientação a objetos, que é importante saber quando se está trabalhando com programação gráfica.

Bom, acho que é isso :)
Abraços!

Fergo
Site pessoalwww.fergonez.net ● Voltado à programação, especialmente de baixo nível
Portfoliowww.fbirck.com ● Portfolio pessoal - mapas, desenhos, renders e programação de jogos digitais
ProjetosClique para acessar ● Alguns projetos com os quais estive/estou envolvido
Fergo

Mensagempor marcelodl » 15 Ago 2008, 18:36

Agradeço novamente pela orientação e vou sim entrar nesse ramo, não posso ficar "voando" num assunto tão envolvente desses. Acho que estou sendo muito precoce, visto que pretendo ingressar na faculdade de Ciências da Computação aqui na UFRN, no vestibular de novembro, mas creio que seria um bom começo fazer as coisas desde já.
Ops, mas faltou uma coisa.

marcelodl escreveu:Estou interessado, também gostaria de saber se há alguma versão (mesmo que beta) para se fazer um download no site da microsoft. Existe ?

[]'s ^^"
Marcelo Havok
marcelodl

Mensagempor Fergo » 15 Ago 2008, 19:38

Ah, foi mal, passei batido.
O XNA é 100% gratuito, inclusive com as IDEs de programação. Você pode baixar no site da MS:
http://msdn.microsoft.com/en-us/xna/aa937795.aspx

Recomendo dar uma lida no EULA (termos de uso) depois de instalar, para saber o que você pode e o que você não pode fazer com seu jogo.

[]s
Fergo
Fergo

Mensagempor Arhurt » 15 Ago 2008, 19:38

Muito bom. Eu só olhei por alto pois não tenho experiência com programação. Vou encomendar esse livro que você recomendou pois quero saber pelo menos o básico do assunto.
Arhurt

Mensagempor marcelodl » 15 Ago 2008, 20:02

Ok, Fergo, tudo nos eixos.
Falou
Marcelo Havok
marcelodl

Mensagempor 0 Kelvin » 15 Ago 2008, 20:33

A MS tem a mãe dos compiladores? Como faz um jogo rodar no windows e no xbox sem mudar nada? PC tem um milhão de drivers, chipsets e o xbox segue padrões próprios.
0 Kelvin

Mensagempor Helix » 15 Ago 2008, 20:53

Bom, XBox que eu saiba é um PC comum, como qualquer outro.

XBox segue um unico padrao de processadores, memoria, ram, vga, chipset, etc. E como o console é da microsoft, provavelmente roda algum SO otimizado para o mesmo(Windows XBox edition? :P ), que por sua vez, roda uma camada de abstração, conhecida como DX.

Como existe o DX entre o software do jogo e o SO, não deve ser tão dificil portar algo desenvolvido em XNA pra Win32 e XBox. :)
Fergo escreveu:aqui eles costumam plantar bastante ipês (DNS nao cresce muito bem aqui)
Helix

Mensagempor 0 Kelvin » 15 Ago 2008, 21:11

Ops, me dei conta. Xbox 1 ou 360? O 1 era Intel, o 360 é PPC.
0 Kelvin

Mensagempor Fergo » 15 Ago 2008, 21:15

Somente para o X360 0K (posso chamar assim? :P)
O X360 tem, além do suporte ao DX, suporte ao .NET Framework (chamado Compact Framework), que é necessário para qualquer aplicação criada em linguagens .NET (C# usado no XNA é uma delas). Você pode atualizar ele pelo XBox Live conforme a MS vai lançando novas versões.
Como o Helix falou, é basicamente um PC normal "embarcado".

Fergo
Fergo

Mensagempor Jack_Dracon » 31 Out 2008, 22:04

Quando se vai criar um projeto do zero(zero mesmo) no seu compilador(como nesse caso por causa do C#, é necessário ter o compilador Visual C# 2008 e o XNA para essa versão é o XNA 3.0) e depois do XNA instalado, Ele te oferece as opções para qual plataforma o seu projeto será voltado(PC, Xbox 360 ou Zune...sim Zune, o Ipod da Microsoft) e vale ressaltar nesse caso a importância de se ler o EULA(Termos de uso) do XNA, é realmente IMPORTANTE.
Caso ocorra alguma dúvida durante o processo, eu recomendo que acessem o site XNA Creators Club, lá tem algumas dicas voltadas ao 2D também tem algumas a 3D, vale a pena dar uma olhada no site, aqui está o site http://creators.xna.com/en-US/
Abraços ae e boa sorte a todos.
E parabens ao Fergo pelo ótimo guia.
[Jack Dracon quase Game Programmer- Brasil]
Jack_Dracon

Mensagempor BlecZ » 13 Jan 2010, 20:22

Saudações, Fergo!!

Não sei se é o mesmo (não baixei esse), mas foi o seu tutorial que me ensinou o basicão do XNA, que utilizei para fazer meu TCC!! :lol:

Brigadão!!!! :D
Marcos BłęcZ Dobrowolski
3D Studio - Unreal Engine - XNA - Unity
BlecZ

Mensagempor claudiolins » 21 Jul 2010, 19:20

no PDF do artigo cita um arquivo RAR. :)

Onde posso conseguir uma cópia?

grato desde já,

Claudio Lins
claudiolins

Mensagempor Fergo » 23 Jul 2010, 21:35

Tem o link no próprio PDF, logo no começo.

Fergo
Fergo

Voltar para Programação & Projetos